Consumo de Energia Elétrica
A folha de pagamentos e os encargos são os campeões dos custos no condomínio, segundo o Secovi, o sindicato da habitação.
Segundo um levantamento do SECOVI, a média dos gastos no condomínio é de 40% a 50% destinados às despesas de folha de pagamento, como salários e encargos; 20% a 30% são gastos com consumo de água, luz, gás, telefone.
A média de despesa no condomínio exclusiva com energia elétrica pode chegar até 6%. Essa porcentagem pode variar dependendo do porte e infraestrutura disponível do condomínio.
Aproximadamente 15% vão para contratos de manutenção, elevadores, bombas e seguros. E cerca de 10% são

destinados às despesas administrativas, bancárias, fundos de reserva e pequenos reparos.
Avalie e poupe possíveis desperdícios de energia elétrica. Fatores que geralmente causam grande desperdício de energia elétrica: Iluminação das áreas comuns, elevador, portão, bombas, equipamentos de segurança, aparelhos em áreas comuns e aquecimento da piscina.
Listamos algumas sugestões a serem seguidas para reduzir a despesa no final do mês com energia elétrica:
-
Uso de sensores de presença.
-
Uso de lâmpadas econômicas (algumas inclusive têm garantia de 24 meses).
-
Desligamento de alguns postes e luminárias, como em quadras após as 22h, e garagens.
-
A contratação de uma consultoria em economia de energia pode parecer desnecessária e cara em um primeiro momento, mas deve impactar rapidamente no consumo mensal.
-
Sistema que permita que o porteiro desligue as luzes da guarita evita que ela fique abandonada ou que haja outro funcionário para fazer isso.
-
Garagem não precisa ficar com todas as luzes acesas durante a noite. Se possível, use sensor de presença nas luminárias sobre as vagas.
-
A troca ou modernização de elevadores mais antigos podem gerar uma economia considerável de energia e de manutenção. Entretanto, como o custo é elevado, não deixe de checar se o seu equipamento realmente necessita dessa intervenção.
-
Elevador pode ser programado para não descer ao térreo todas as vezes em que for utilizado.
-
Outra alternativa, de economia substancial de energia, é o desligamento de um dos elevadores (por exemplo o de serviço) das 23:00h as 05:00h, em alguns dias da semana.
-
Escadas não precisam de iluminação durante a noite. Nesse local, vale também o uso de sensores de presença.
-
Nas áreas comuns onde não há muita circulação, durante a noite, usar um poste ligado e outro desligado.
-
Investir em campanhas educativas para os moradores e funcionários.
-
Durante o dia, funcionários podem passar em áreas como sala de ginástica, salão de festas, halls comuns e apagarem luzes acesas sem necessidade ou desligar aparelhos que ninguém esteja usando.
-
Piscina pode ter um protetor de calor, para ser usado à noite, o que evita que a água esfrie muito rapidamente no inverno.
Fontes: SíndicoNet