BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE EM CONDOMÍNIOS
Sabemos que a prestação de contas nos Condomínios ocorre em sua maioria pelo Regime de Caixa, onde o registro advém dos valores pagos e recebidos durante o mês, porém nossa função nesta matéria é demonstrar os benefícios que esta ferramenta pode trazer a estes usuários, pois, a Contabilidade como ciência, além de registrar os fatos, utiliza o Regime de Competência, que consiste em registrar as receitas e despesas independentemente do seu efetivo pagamento ou recebimento, bem como ocorre o registro de todo o Patrimônio do Condomínio.
Sabemos que por falta de obrigatoriedade da aplicação da escrituração contábil, os condomínios acabam por ter informações prejudicadas, tendo em vista que o Regime de Caixa, não haverá controle sobre os ativos como, por exemplo, móveis, equipamentos de segurança, material de consumo, e etc. e todos esses gastos serão registrados apenas com a saída de dinheiro. Não havendo informação sobre os componentes que formam os ativos dos condomínios, fica um tanto facilitado o desvio desses bens.

E mais importante é que a falta de um balanço patrimonial, não há como identificar o Passivo do condomínio com eficiência, o que atualmente em condomínios que possuem empregados registrados, como mensurar o Passivo Trabalhista? Quanto de Fornecedores a pagar possuímos? Portanto os condôminos não terão de forma objetiva informação sobre suas dívidas, sobre o que deixou de ser pago, mas apenas sobre o que foi pago.
Portanto, a aplicação destes conceitos advindo da contabilidade nos condomínios, objetivando manter o controle de todos os bens, direitos e obrigações, dará ao Síndico e moradores mais segurança e transparência na prestação de contas, pois, desmonstrará a situação real do condomínio, possibilitando saber, por exemplo, se algum déficit é fruto da inadimplência dos condôminos ou de algum desequilíbrio entre receitas e despesas, o que torna mais fácil o controle e a tomada de decisões.